Semeando no Espírito | Semana 3
July 1, 2018
CG Jovens | Apocalipse
July 18, 2018

GC | Jovens


CURA DA ALMA


Estudo adaptado por Pastor Max Souza


Quebra-gelo
Você já deve ter ouvido falar que: Pessoas feridas…..(deixe que as pessoas respondam) a resposta é: “ferem”.

É muito comum no mundo de hoje encontrar com pessoas que estão sempre prontas a nos atacar. Quem nunca passou por algum constrangimento assim?

As pessoas andam muito estressadas e gravemente agressivas. O que estará acontecendo?

=> Creio que a resposta está na ALMA.

Ilustração


Como soldados retornando da batalha, todos nós trazemos ferimentos, lembranças e inimigos. Todos estes “traumas” nos acompanham e entram em nossos relacionamentos, e eles podem sabotar nossas vidas.

Muitas vezes estamos caminhando feridos com cicatrizes de batalhas, corações partidos e mentes cheias de traumas.

Infelizmente, essas feridas não são emblemas de honra. Quando os “botões certos” são “pressionados”, uma cascata de emoções, conflitos e comportamentos são ejetados em nossos relacionamentos, lares e em nossos trabalhos.

O arqui-inimigo, Satanás, quer que nos detenhamos nessas feridas, revivendo e reciclando, para nos levar a alguma outra distração (bebida, drogas, prazeres). Quanto mais tempo vivemos sem cura, mais tempo o inimigo pode estrangular nossos futuros, esperanças e sonhos, bem como destruir nossa capacidade de realizar a vida abundante de Deus no presente.

Muitas vezes, nem percebemos a força de Satanás e como o passado está nos afetando. Os sintomas ficam tão ruins que a dor excede o medo de lidar com tudo isso.

=>Você já se perguntou por que certas coisas desencadeiam seus sentimentos de tristeza, depressão prolongada, explosões de raiva ou agressividade passiva?

Então o que fazemos? Nós polimos nossa personalidade, ou nos cercamos de amigos superficiais, ignoramos a mágoa e fingimos que não há nada de errado.

Quando fazemos isto, estamos “mascarando” a necessidade profunda de sermos curados.

Tratamos as “dores da alma” com soluções de “band-aid”, mas sabendo que esta dor particular se abrirá novamente.
Eventualmente, a perda de sangue fará com que qualquer soldado entre em colapso e outra pessoa acabará tendo que levá-lo para a sala de cirurgia.

=>Essa pequena introdução serve para avaliarmos como está nossa alma…

  • Na Bíblia, uma das principais missões de Jesus é curar.
  • “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10:10
  • Jesus quer nos ver livres e curados…. inclusive de feridas da alma.
  • Ele é o grande doutor.
  • Quando Jesus andou na terra, Ele fez o cego ver, coxo andar, levantou pessoas da morte. Ele tem poder para curar qualquer coisa. Mas você tem que acreditar.

=>Como curar dores profundas da alma com a medicina do céu?

Em João 4:1-30 (Leia a história da mulher Samaritana com Jesus), lemos um exemplo de como Jesus cura dores profundas que confundem nossas vidas. Depois de uma longa jornada, Jesus pára em um poço para beber água.

Ele confronta uma mulher samaritana revelando que Ele sabe sobre seus envolvimentos sexuais do passado que estavam afetando sua vida no momento. Ela teve que enfrentá-lo, confessar e acreditar que Jesus poderia curá-la. Então, ela foi curada e saiu e contou para toda a cidade, começando um renascimento em sua comunidade.

=>É exatamente isso que Jesus quer fazer com todos nós. Ele quer nos curar e depois nos usar para alcançar outras.

  • Pessoas feridas… ferem!
  • Pessoas curadas… curam!

Passos para ser curado


1. ENFRENTE
O primeiro passo para a cura é admitir que há um problema. A Samaritana precisava de ajuda e Jesus viu através de sua “fachada”, Ele olhou para seu coração ferido, e pode ajudá-la.

Em outras palavras, temos que estar dispostos a ser levados para o lugar de segurança. Se preferirmos continuar nos escondendo da cura, Jesus não pode nos colocar nas costas dEle.

=>Tiago 5:16
“Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para que você seja curado. A oração de um justo é poderosa e eficaz. ”

2. CONHECER A VERDADE
=> João 8:32 “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

  • Jesus disse que você tem que “conhecer” a verdade antes da liberdade.

Existem algumas verdades que não queremos desenterrar, e as compartimentamos ou simplesmente não percebemos que elas são um problema. É preciso esforço para saber alguma coisa.

=>Você tem que descobrir isso. Aprender sobre isso. Então, depois de ter enfrentado o problema, saiba que: Jesus é a verdade que nos liberta de tudo…. inclusive de nossos traumas.

3. LIDE COM ISSO
Depois de ter enfrentado e conhecer a verdade, você não pode “acampar” por aí. Muitas vezes a cura vem instantaneamente, mas com mágoas emocionais, pode dar algum trabalho e levar algum tempo. Você pode se sentir sozinho, mas não está sozinho! Deus está com você. Ele estava com você no momento em que a ferida foi aberta e Ele está com você agora.

  • Enfrente o problema de frente. Pois Deus está com você.
  • Quando você reconhece, aprende e lida com o problema, Deus o redime.
  • Redimir significa pagar e recuperar a posse.
  • Jesus comprou você com seu precioso sangue. Ironicamente, foi através de Suas feridas que podemos ser curados.

=> “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, ele foi esmagado pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele e por suas feridas fomos curados. ”- Isaías 53: 5.

4. COMPARTLHE
Depois de enfrentar, aprender e lidar com o problema da alma ferida, a cura começa e então algo surpreendente acontece.

Você cresce disso. Deus está moldando o seu caráter como um oleiro molda a argila. Através de imperfeições, Ele pode fazer uma obra-prima. Depois que Jesus curou a mulher samaritana, ela saiu do esconderijo e espalhou a notícia sobre tudo que Jesus tinha feito por ela. Muitos acreditaram que Jesus era o Messias depois de ouvi-la.

Estamos todos andando feridos. Mas há oportunidades enterradas sob essas cicatrizes. Oportunidades de nova vida na Terra e vida eterna.


TEMPO PARA DEBATE


1. O que você achou desse estudo?
2. Você concorda que muitas vezes estamos “maquiando” nossas feridas na alma?
3. Você reconhece alguma ferida em sua alma?
4. Que tal seguir os passos que aprendemos hoje?

=>Termine orando uns pelos outros. Deus abençoe vocês!