GC | Jovens
July 14, 2018
Living Out Our Worship | week 1
October 19, 2018

CG Jovens | Apocalipse


APOCALIPSE


Estudo preparado por Pastor Max Souza


Quebra-gelo

  • Quando Você ouve a palavra “Apocalipse” o que te vem a mente? (Deixe as pessoas responderem)
  • Quem já leu o livro de Apocalipse?
  • O que você sentiu? Entendeu?

O problema começa com o nome do Livro em Português.

  • A palavra Apocalipse é uma palavra com origem no termo grego “apokálypsis” que significa “revelação” ou “ação de descobrir”.
  • É por isso que eu prefiro o nome que o Livro recebe em Inglês: “Revelation”.
  • Esse é o propósito do livro….. REVELAR.
  • Outro problema do Livro é a quantidade de símbolos e analogias… mas isso é assunto pra um outro estudo.

Vamos voltar ao principal propósito deste Livro. Muitos pensam que o propósito é revelar as coisas do fim, ou seja, o que na Teologia chamamos de “Escatologia”, ou revelação dos acontecimentos do fim. Mas… não é esse o propósito do Livro! Então, o que o está sendo revelado?

Já no início do Livro o escritor, atribuído ao discípulo João, deixa claro o propósito: “ou o que está e precisa ser revelado”.


Vamos ler Apocalipse 1:1!  “Revelação de Jesus Cristo…”

O propósito do Livro não é revelar as coisas do fim, nem falar sobre monstros e bestas, tampouco falar de tragédias e guerras. O propósito é Revelar Jesus.

  • Mas, você deve estar se perguntando:
  • Eles não sabiam quem era Jesus?
  • Jesus já não havia estado com eles?
  • Ele não havia sido morto e depois ressuscitado?
  • Então por que uma “nova revelação” de Jesus?
  • O que ainda não se sabia de Jesus que havia a necessidade de ser revelado?

Essas são perguntas importantes se queremos entender o Livro! Somente com o entendimento do propósito pelo qual o Livro de Apocalipse foi escrito, já muda todo nosso conceito e a maneira de nos aproximarmos dele.


Entendendo o Livro de Apocalipse.

Lembre-se que nos dias que o Livro foi escrito, por volta do ano 90DC, havia uma insegurança muito grande nos corações dos discípulos de Jesus. Insegurança porque?

Bem, a maioria dos apóstolos já havia morrido, e muitos deles como “mártires”. E João, o último dos apóstolos, estava preso por ordem do imperador em uma ilha.

Muitos dos primeiros discípulos de Jesus aguardavam a sua segunda volta naqueles dias, mas as circunstâncias mostravam que as coisas iam de mal a pior.

O Livro traz uma mensagem de esperança – isso mesmo! Apesar de todos os acontecimentos neles narrados, ele é um Livro para trazer esperança em tempos difíceis.


Revelações que trazem esperança e como isso se aplica para nós hoje:

O Livro revela que Jesus, aquele mesmo que havia sido morto em uma cruz e depois ressuscitado, estava no céus e sua Igreja estava em suas mãos.

Apocalipse 1:10-20

“No dia do Senhor achei-me no Espírito  – (quem está falando aqui? João, o apóstolo) e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta, que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”. (Deus estava mandando uma mensagem para a Igreja que estava sem esperança) Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem” – (uma descrição de Jesus) –  com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas. Tinha em sua mão direita sete estrelas, – (o que são essas sete estrelas? O Livro é cheio de simbologia) – e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor. Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último. Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do inferno. – (Lembre-se que eles estavam sem esperança e de certa forma com medo da morte e o livro diz que esse Jesus que João está vendo em uma visão “tem a chaves da morte e do inferno” nas mãos) -. “Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir.  (Nessa última parte,  o próprio Jesus “revela” o significado dos símbolos no livro)Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”. (A igreja, apesar da aparente perseguição e derrota que aparentava viver, estava em total segurança, pois estava nas mãos daquele que tudo venceu) -.

=> Em todo o Livro vamos encontrar VÁRIAS mensagens de esperança como esta, que apesar de circunstâncias contrárias que eles viviam, Jesus estava nos céus e tudo havia sido entregue em suas mãos. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. (Apocalipse 19:16).


Aplicação para nós

Em tempos difíceis, lembre-se que se você pertence a Igreja do Senhor, Você está seguro. Ninguém te toca.

Se você está passando por um momento difícil agora, deixe essa palavra te ministrar. E lembre-se: o mal nunca vence o bem! O Livro revela que no fim o bem vence o mal, apenas espere!

=> A segurança em nossos corações só será possível se tivermos a verdadeira “REVELAÇÃO” de quem Jesus é.


Perguntas para debate

  1. Quem é Jesus para você?
  2. Você já o conhece como seu Senhor e Salvador?
  3. Você em segurança plena na obra que Ele realizou e continua a realizar nos céus por nós?
  4. Se não tem, que tal entregar todas as suas preocupações a Ele, exatamente como fez a Igreja no primeiro século?

Encerramento

  • Termine orando por salvação de almas.
  • Tenha certeza que todos fizeram uma decisão de entrega para Jesus.
  • Se houver alguém angustiado ou preocupado com alguma situação, tire um tempo orando por essa pessoa.
  • Que a palavra de Deus possa ser REVELADA no coração de todos.